Prático evitou tragédia no Recife

Nelcy da Silva é considerado um herói em Pernambuco.
Nelcy da Silva é considerado um herói em Pernambuco.

Se envolve riscos, o trabalho do prático também oferece a oportunidade de atos de bravura. Foi o que aconteceu em 1985, no porto de Recife, em Pernambuco. Na manhã do dia 12 de maio, um navio petroleiro, o Jatobá, que carregava 1,5 mil toneladas de gás butano sofreu uma explosão em um de seus tanques.

Em chamas e perigosamente próximo ao depósito de combustíveis da cidade, o navio poderia gerar um incêndio de proporções gigantescas. Embora tivesse prontamente respondido, o Corpo de Bombeiros não estava conseguindo controlar o fogo na embarcação que, a esta altura, atingia mais de 20 metros de altura.

Nesse momento, a decisão de um prático mais uma vez faria história: Nelcy da Silva Campos, decidiu – apesar dos imensos riscos que corria – desatracar o petroleiro e conduziu um rebocador que levou o Jatobá em direção ao alto mar. Navegando pelo lado mais difícil do porto, o lado norte, o prático deixou o navio a cinco quilômetros do local da explosão. Dessa forma, aclamado como herói pela população, evitou que parte da cidade fosse incendiada.