Conselho Nacional de Praticagem recebe homenagem na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Nesta segunda-feira (24/3), o Conselho Nacional de Praticagem (CONAPRA) recebeu placa comemorativa em homenagem aos 130 anos da libertação dos escravos no Ceará e ao centenário de morte do Dragão do Mar. A sessão solene aconteceu no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e a iniciativa do convite ao CONAPRA foi do deputado Lula Morais (PCdoB), autor da emenda constitucional que define o dia 25 de março como Data Magna do Estado em homenagem ao pioneirismo no processo abolicionista.

O deputado estadual Lula Moraes (PCdoB), o governador do estado do Ceará, Cid Gomes, e Ricardo Falcão, presidente do CONAPRA, durante solenidade de homenagem ao Dragão do Mar, em Fortaleza.
O deputado estadual Lula Moraes (PCdoB), o governador do estado do Ceará, Cid Gomes, e Ricardo Falcão, presidente do CONAPRA, durante solenidade de homenagem ao Dragão do Mar, em Fortaleza.

Durante a sessão, Lula lembrou que a história da luta abolicionista no Ceará data de 1879, com fatos relevantes como a recusa dos jangadeiros, liderados por Chico da Matilde, o Dragão do Mar, em transportar, para os navios negreiros, os escravos vendidos para o Sul do País. No dia 25 de março de 1884, o Ceará tornou-se a primeira província brasileira a abolir a escravidão.

“Para lembrar todos que lutaram pela abolição neste ano que comemoramos o centenário de morte do Dragão do Mar e os 130 anos da libertação dos escravos, em nosso Estado, pela importância histórica, a solenidade homenageou aqueles que, no passado, dedicaram suas vidas à causa abolicionista e aos que ainda hoje lutam contra a discriminação racial e a escravidão da sociedade moderna”, disse o deputado.

O CONAPRA foi representado pelo seu Presidente, Ricardo Falcão, que fez parte da composição da mesa juntamente com procurador de Justiça, João Cortez; com o vice-reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), prof. Fernando Afonso Ferreira; com a professora e pesquisadora Lusirene Ferreira; com o coordenador da Igualdade Social de Fortaleza, Cristiano Pereira, e com o líder religioso carioca, babalorixá, Ivanir dos Santos. A mesa foi presidida pelos deputados Lula Morais (PCdoB) e Rachel Marques (PT).

Durante o seu discurso, Ricardo Falcão destacou que o Brasil tem uma dívida histórica a resgatar em relação a esse personagem emblemático, que usou de seus conhecimentos sobre os ventos, as marés, as práticas de navegação, o meio ambiente, e de um elevado sentido de espírito público, para desempenhar um papel relevante na abolição da escravatura.

“Nada mais justo que neste mês de março os práticos rendessem sincera homenagem àquele que foi o exemplo de profissional a serviço do bem público brasileiro, o prático-mor Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar. Assim como grande parte da sociedade brasileira não conhece o Dragão do Mar, também é grande o desconhecimento em relação à sua profissão. Os práticos atuam no Brasil há mais de 200 anos e este é um trabalho pautado pela excelência dos serviços, por elevados índices de segurança, pela alta capacitação técnica e pela defesa dos interesses da sociedade brasileira”, destacou Ricardo.

A solenidade foi aberta com o Hino Nacional, cantado ao som de berimbaus e em uma roda de capoeira. Em seguida, houve um cortejo do maracatu “Ás de Ouro” e a apresentação da cantora Aparecida Silvino.

Além do CONAPRA, foram homenageados também a Unilab, a Fundação Cultural Palmares, o Instituto Dragão do Mar e representantes de manifestações da cultura negra, do maracatu e da capoeira.